domingo, 2 de setembro de 2012

Atividade 1.6. PLANEJAMENTO DE AULA UTILIZANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Pesquisa orientada, usando a metodologia webquest, sobre experiências desenvolvidas com projetos. 
1. Os cinco sentidos
2. Ciências, Português e Artes
3. Data show, Internet, BrOffice Writer, Kolour Paint
Este projeto de aprendizagem foi elaborado para se entender melhor as funções dos órgãos dos cinco sentidos, tendo como ponto chave saber qual a importância de cada um deles e principalmente como lidar quando não se tem um desses cinco sentidos e assim trabalhar também as diferenças. Assim o uso do data show mostra um vídeo onde poderão observar quais são os 5 sentidos cada órgão responsáveis por ele,quais as funções de cada um sua importância na nossa vida no dia a dia como pessoas que não tem alguns destes sentidos fazem para suprir a falta dele ou redescobri-lo. BrOffice Writer e Kolour Paint para se criar uma historinha com ilustrações sobre as conclusões que tirou sobre o vídeo e o que mais lhe chamou a atenção. E um jogo online proposto para tirar as dúvidas sobre a função de cada sentindo. Sabendo que alunos são curiosos o professor terá o papel de desenvolver muito bem este projeto, tirando todas as dúvidas de seus alunos, por isso é certo que deverá dominar o assunto. Achamos interessante como o uso da tecnologia vem acrescentar ainda mais as aulas ou projetos que estão sendo colocados em prática em sal de aula, pois os recursos disponíveis são inumerosamente maiores Tendo em vista que os alunos só aprendiam pelos livros é incrível perceber como o aluno se envolve e participa mais quando se depara com projetos dinâmicos despertando ainda mais o saber do aluno, tornando a aprendizagem e assim a prática pedagógica mais prazerosa deixando de lado a teoria muitas vezes massante. É interessante observar e analisar, como um vídeo passado no data show, jogos online sobre o tema abordado, uma produção e de texto digitada e figuras criadas no kolour paint, faz como que o projeto seja totalmente ligado a tecnologia, isso claro quando se á um planejamento bem elaborado com um objetivo a ser aplicado se forma significativa. Todas estas ferramentas tecnológicas aliada a aprendizagem possibilitou ao aluno uma aprendizagem mais completa, crítica e dinâmica e consciente. É notório que a principal descoberta neste trabalho é de se perceber o quanto a tecnologia educacional pode acrescentar na aprendizagem, no currículo escolar e até mesmo no interesse do aluno em aprender, pois as ferramentas propostas como dita antes são inúmeras, possibilitando obter novas formas de ensinar e aprender.

Professoras: CRISTINA DE FREITAS & ALYNE CASTRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário