segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Guarapari cidade onde nasci.

Para assistir o vídeo no youtube clique AQUI
Atividade 2.6 do curso Proinfo realizado em 03 de setembro de2012.

domingo, 2 de setembro de 2012

Atividade da Unidade II “Conceituando Hipertexto”.

Hipertexto

É o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

 REFERÊNCIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Naveguei por diversas página e todas tinham praticamente o mesmo conceito sobre o hipertexto que ele permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. Portanto além de facilitar na localização do que se busca o hipertexto é prático, pois ele mudou a forma da leitura e escrita tradicional.

professora: Cristina de Freitas

Atividade 1.3_ A escola diante deste novo panorama da sociedade.

 Atividade 1.3_ A escola diante deste novo panorama da sociedade.

A escola está devidamente equipada com recursos tecnológicos mas está enraizada com modelos prontos de articular a informação e consequentemente a aprendizagem. O que falta hoje é articular o processo de informação e fazer valer o processo de prática construtiva onde o aluno desenvolva meios de como e o que fazer com as informações adquiridas. 
 Aluna: Cristina de Freitas Batista da Conceição (16/07/2012)

ATIVIDADE DA UNIDADE II 2.2 - A atividade consiste em realizar uma pesquisa acerca do conceito de hipertexto e navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto.

“Experiência de navegar livremente”

Navegar livremente nos permite ir muito além do que pretendíamos ou esperamos, pois nos trás um leque de informações gigantesco. O usa da navegação livre pode se trazer tanto os benefícios como malefício, já que a internet está livre para a postagem de qualquer um, os benefícios é que você encontra em segundos aquela informação que tanto almeja, porém devemos ser seletivos, já que pode conter nos links clicados informações errôneas, por isso é sempre bom ler mais de um link clicado. Entender o que é hipertexto com certeza foi mais fácil com a ajuda dos links que apareceram durante a pesquisa, pois me trouxeram informações nas quais eu não sabia, navegar assim foi super tranquilo e eu sempre consegui voltar para o ponto no qual iniciei a pesquisa. Para se chegar à informação que procurava, passei por inúmeros links, pois consequentemente um link vai puxando outro e outro. É fácil saber por ande andei já muitos links abrem janelas próprias e mesmo as que não abrem, eu posso abrir em uma nova janela, assim nunca perco o foco e nem o ponto de partida. Lembrar ou até mesmo enumerar cada coisa que li é complicado, pois como dito antes passei por vários caminhos, porém é certo que aquelas informações que me chamaram a atenção ou me trouxeram as informações na qual eu necessitava ficaram retidas em minha mente, por serem consideradas por mim significativas.

Professora: CRISTINA DE FREITAS BATISTA DA CONCEIÇÃO

Atividade 1.6. PLANEJAMENTO DE AULA UTILIZANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Pesquisa orientada, usando a metodologia webquest, sobre experiências desenvolvidas com projetos. 
1. Os cinco sentidos
2. Ciências, Português e Artes
3. Data show, Internet, BrOffice Writer, Kolour Paint
Este projeto de aprendizagem foi elaborado para se entender melhor as funções dos órgãos dos cinco sentidos, tendo como ponto chave saber qual a importância de cada um deles e principalmente como lidar quando não se tem um desses cinco sentidos e assim trabalhar também as diferenças. Assim o uso do data show mostra um vídeo onde poderão observar quais são os 5 sentidos cada órgão responsáveis por ele,quais as funções de cada um sua importância na nossa vida no dia a dia como pessoas que não tem alguns destes sentidos fazem para suprir a falta dele ou redescobri-lo. BrOffice Writer e Kolour Paint para se criar uma historinha com ilustrações sobre as conclusões que tirou sobre o vídeo e o que mais lhe chamou a atenção. E um jogo online proposto para tirar as dúvidas sobre a função de cada sentindo. Sabendo que alunos são curiosos o professor terá o papel de desenvolver muito bem este projeto, tirando todas as dúvidas de seus alunos, por isso é certo que deverá dominar o assunto. Achamos interessante como o uso da tecnologia vem acrescentar ainda mais as aulas ou projetos que estão sendo colocados em prática em sal de aula, pois os recursos disponíveis são inumerosamente maiores Tendo em vista que os alunos só aprendiam pelos livros é incrível perceber como o aluno se envolve e participa mais quando se depara com projetos dinâmicos despertando ainda mais o saber do aluno, tornando a aprendizagem e assim a prática pedagógica mais prazerosa deixando de lado a teoria muitas vezes massante. É interessante observar e analisar, como um vídeo passado no data show, jogos online sobre o tema abordado, uma produção e de texto digitada e figuras criadas no kolour paint, faz como que o projeto seja totalmente ligado a tecnologia, isso claro quando se á um planejamento bem elaborado com um objetivo a ser aplicado se forma significativa. Todas estas ferramentas tecnológicas aliada a aprendizagem possibilitou ao aluno uma aprendizagem mais completa, crítica e dinâmica e consciente. É notório que a principal descoberta neste trabalho é de se perceber o quanto a tecnologia educacional pode acrescentar na aprendizagem, no currículo escolar e até mesmo no interesse do aluno em aprender, pois as ferramentas propostas como dita antes são inúmeras, possibilitando obter novas formas de ensinar e aprender.

Professoras: CRISTINA DE FREITAS & ALYNE CASTRO