Proposta do Projeto
Tema Gerador: Ética.
Tema Foco: Preconceito e Discriminação.
“Somos todos Iguais”
Cursistas e Professoras:
@ Antonia Henriques da Silva.
@ Cristina de Freitas Batista da Conceição.
Escola de Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Maria Veloso Calmon”.
Localizada no bairro de Camurugi – Guarapari – Espírito Santo.
Turmas: 2º ano e 3º ano (7 a 14 anos).
Número de alunos: 55
Problemática:
O interesse surgiu devido a muitas situações de agressividade presenciadas diariamente por nós professoras que testemunhamos na escola e a falta de tolerância e de amor com o próximo, quando alunos hostilizam e ignoram os colegas por interesses pessoais e ou por alguma característica individual.
Justificativa:
Este projeto tem a finalidade de socializar e de conscientizar que as das diferenças individuais existem e que ser diferente é uma característica pessoal que todos nós possuímos, as diferenças vão de raça, religião, classe social a nacionalidade. E nosso objetivo é amenizar a problemática enraizada na sociedade e na comunidade escolar no quais muitos alunos sofrem calados e outros com atitudes agressivas, envolvendo-os em atividades coletivas e individuais com recursos diversos para melhor aplicação do tema proposto. “Dizem que o tempo mudar as coisas, mas na realidade somos nós próprios que tem de as mudar” Andy Warthol.
Objetivos Gerais:
@ Sensibilizar alunos, pais e professores a respeitar as regras de convivência social e os limites individuais (personalidade), reconhecerem as qualidades e valorizar a diversidade que a natureza nos proporciona.
Objetivos Específicos:
@ Definir as palavras preconceito e discriminação (tarefa de casa e sala de aula);
@ Selecionar figuras que expressam Preconceito e Discriminação para compor o livro (tarefa de casa e sala de aula e no “HAGÁQUÊ” informática);
@ Assistir a Vídeos Educativos do Youtube (informática escola):
@ Ouvir a músicas (vídeos clipes) que estimulam o companheirismo (informática escola):
@ Promover discussões, Produzir textos poesias individuais e montar livro Editar no programa de editor de quadrinhas “HAGÁQUÊ” e Corrigi-las em grupos (sala de informática); Estimular comportamento solidário entre os grupos (sala de aula);
@ Arquivar, Imprimir e Expor os trabalhos as poesias e as quadrinhas feitas na informática, salvar em DVD todos os trabalhos assim valorizar todos os possíveis trabalhos;
Desenvolvimento:
Este projeto inicia com dever de casa sobre a definição das palavras PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÂO, então iremos para informática assistir aos vídeos e a cada vídeo comentários para enriquecer o tema. Pra complementar montar cenas que fala sobre somos iguais, então iremos editar, corrigir, arquivar e imprimir para que toda a comunidade escolar e os pais possam ter acesso aos trabalhos de todos os alunos, além arquivar em DVD para que os alunos tenham acesso.
Avaliação:
Avaliação é constante e processual desde o começo do projeto até sua finalização, observar e anotar o comportamento e o desempenho de cada aluno diante das etapas propostas pelo projeto será importante, além da auto avaliação que as crianças farão no termino do projeto.
Tempo previsto: De quatro aulas para cada professor.
Eu gostei do projeto porque nos ensina a NÃO COLOCAR APELIDO NOS AMIGOS E EU GOSTEI DO VÍDEO. PEDRO HENRIQUE CERQUEIRA MARIANO 9 ANOS.
ResponderExcluir